Quem tem um smartphone Android atualizado com a mais recente versão do sistema, o Android 7.0 Nougat, tem motivos para comemorar. O software do Google, que roda em aparelhos como o Moto Z, Moto G4 e Galaxy S7, está recheado de funções que nem todo usuário conhece. Aqui estão cinco recursos do mais novo Android que você precisa conhecer se tem um celular atualizado.

1. Economia de Dados

Reprodução

Todo mundo gosta de economizar internet móvel, não é mesmo? O Android Nougat vem com uma função específica para isso, chamada justamente de “Economia de Dados”. Abra o app de Configurações e vá até “Uso de dados”. Aqui, toque em “Economia de dados” para ativar o recurso.

publicidade

Com a função ativada, apps rodando em segundo plano não vão consumir dados da sua rede móvel. Tocando em “Acesso irrestrito a dados”, você pode ainda selecionar quais aplicativos podem burlar esse bloqueio e continuar gastando sua internet mesmo em segundo plano.

2. Trocando de apps

Um truque simples e que ajuda a poupar um bom tempo. Quer trocar rapidamente entre dois aplicativos abertos ao mesmo tempo no celular? Basta tocar duas vezes rapidamente no botão de Recentes (o quadrado do lado direito nos botões de navegação) e pronto. O Android vai trazer para frente o último aplicativo usado que você deixou em segundo plano.

3. Multijanela

Inspirada no Windows, essa função permite que você use dois aplicativos ao mesmo tempo na tela. Liberado apenas em celulares com telas maiores do que 5,5 polegadas (como o Moto Z), o recurso permite que, com o botão Recentes, você posicione dois apps no display, um na parte superior e outro na parte inferior.

4. Tamanho da exibição

Reprodução

Que tal mudar um pouco a disposição dos ícones e caracteres na sua tela? Com o Android Nougat, é possível redimensionar a exibição de tudo no sistema. Vá até Configurações > Tela > Tamanho da exibição. Aqui você pode tornar os itens menores ou maiores, de acordo com sua preferência.

5. Papel de parede na tela de bloqueio

Reprodução

Finalmente é possível selecionar, sem a ajuda de qualquer aplicativo externo, dois papéis de parede diferentes para seu Android: um para a tela inicial e outro para a tela de bloqueio. Toque no plano de fundo do seu celular e mantenha pressionado até surgir a opção “Planos de fundo”. Toque nela, selecione uma imagem e depois toque em “Definir plano de fundo”.

Uma mensagem surgirá na tela pedindo que você escolha entre três opções: “Tela inicial”, “Tela de bloqueio” e “Tela inicial e tela de bloqueio”. Escolha onde você quer ver a imagem e pronto.