Chrome com problemas após update do Windows 10? Saiba como resolver

A Microsoft liberou a mais recente versão do Windows 10 (conhecida como "Creators Update") para download no último dia 11, mas alguns usuários têm se deparado com um bug bem incômodo no Google Chrome. Desde a atualização, algumas situações podem fazer com que o navegador pare de funcionar repentinamente.

O erro acontece quando algum site ou aplicativo da web tenta gerar uma caixa de diálogo no Chrome. Segundo usuários que descreveram o problema em fóruns da internet, a caixa em si não aparece e o navegador simplesmente fica congelado, não aceitando cliques ou qualquer outro comando.

Curiosamente, o browser não para de funcionar por completo: ele simplesmente fica congelado, mas ainda é capaz de reproduzir áudio ou vídeo, por exemplo. O bug apareceu até em alguns dos computadores usados pela redação aqui do Olhar Digital.

Há uma maneira de resolver o problema sem ter que pressionar Ctrl+Alt+Delete para encerrar o Chrome "na marra". O truque é bem simples, na verdade: basta pressionar a tecla Enter ou ESC toda vez que o Chrome simplesmente congelar para fazê-lo voltar ao normal.

O comando é interpretado pelo navegador como uma confirmação sobre a caixa de diálogo que o bug deixou de exibir, eliminando esse bloqueio e fazendo com que o browser volte a operar normalmente. Há ainda uma segunda solução, mas esta pode deixar alguns efeitos colaterais no Chrome.

Vá até as configurações do browser e clique em "Mostrar configurações avançadas". Role até o final da página e desmarque a opção "Usar aceleração de hardware quando disponível". Após reiniciar o Chrome, o bug terá desaparecido do seu navegador.

Essa opção vem marcada por padrão no Google Chrome para ajudar o computador e reproduzir gráficos e vídeos mais eficientemente. Dependendo do hardware do seu computador, porém, deixar a opção desmarcada pode fazer com que o browser comece a apresentar problemas de desempenho com vídeos ou animações, incluindo travamentos. Portanto, resolver o bug desse jeito pode deixar consequências, caso seu PC seja um pouco mais antigo.

Ainda não se sabe o que tem causado o defeito, se é algo de errado no código do Windows 10 ou alguma falha no Chrome. O que se sabe é que diversos usuários já reportaram o erro tanto para a Microsoft quanto para o Google, de modo que uma correção não deve demorar para ser lançada.





RECOMENDADO PARA VOCÊ