BlackBerry está desenvolvendo um antivírus para carros

A chegada dos carros conectados aumenta a preocupação do mercado com a segurança cibernética dos veículos. Para resolver esse problema, a BlackBerry está desenvolvendo um antivírus para carros.

Segundo relatórios do analista financeiro da Macquarie Gus Papageorgiou, a empresa trabalha em um dispositivo de segurança que poderia fazer uma varredura no veículo em busca de vírus, e duas montadoras já estão testando a tecnologia.

Aparentemente, o sistema não só é capaz de alertar o motorista sobre possíveis invasões como também consegue instalar patches de segurança em veículos ociosos.

O sistema de segurança deve funcionar como uma espécie de serviço de assinatura mensal de US$ 10 – ainda não está claro se as montadoras vão arcar com os custos ou se esse valor será repassado para o usuário.

A questão da cibersegurança automotiva entrou em cena em 2015, quando dois pesquisadores descobriram vulnerabilidades em um Jeep que poderiam colocar o motorista em perigo. Essa história levou a um recall de mais de 1 milhão de veículos.

[CNET]





RECOMENDADO PARA VOCÊ