Golpe rouba informações de contas do Gmail; saiba evitar

Um novo golpe online pode roubar as informações de login do usuário do Gmail e permitir que criminosos tomem o controle de sua conta. Pesquisadores da empresa de segurança Wordfence descobriram o ataque, que tem como alvo as pessoas que acessam o serviço de e-mail por um navegador da web.

De acordo com a Wordfence, o falso e-mail tem a interface idêntica à do Google, indicando um anexo em PDF ou Word. Acostumado com a tela, o usuário clica no download, que na verdade se trata de uma imagem incorporada ao e-mail e com um link que leva a uma página igual à de login do Gmail. Acreditando que foi desconectado por algum motivo, o usuário insere seus dados, que são roubados por pessoas mal intencionadas.  

Fique atento

Como é possível notar na imagem acima, o golpe a princípio é praticado apenas em inglês e ainda não há relatos de que ele possa afetar usuários brasileiros. Mesmo assim, é importante ficar atento para não cair nas armadilhas online. A dica, neste caso do Gmail, é verificar se o endereço é seguro e se certificar de que a página é oficial. Especialistas indicam também que o usuário não abra e-mails de remetentes que não conheça.

Via BGR





RECOMENDADO PARA VOCÊ