Panasonic e Facebook criam disco que poderá armazenar até 1 TB

A Panasonic pediu ajuda ao Facebook para desenvolver um novo sistema de armazenamento em larga escala e anunciou os resultados da parceria durante a CES, que acontece em Las Vegas: é um produto chamado freeze-ray.

Embora conte com uma capacidade de armazenamento que é, no mínimo, duas vezes superior à do Blu-ray, a Panasonic não posiciona o freeze-ray como um substituto - até porque o novo formato não tem o consumidor doméstico como alvo.

O freeze-ray entra na categoria do armazenamento “frio”, guardando arquivos que não são acessados constantemente. Por isso a parceria com o Facebook foi tão importante; com uma quantidade de arquivos impressionante sendo gerada a cada instante, a rede social precisa de soluções inteligentes para manter tudo isso minimamente disponível - aquela foto que você nem lembra que postou em 2009, por exemplo.

Atualmente o Facebook já está usando uma versão do Blu-ray com 100 GB e até o fim de 2016 pretende colocar em operação a segunda versão da tecnologia, que chega a 300 GB de capacidade. A meta, entretanto, é que os discos sejam capazes de armazenar entre 500 GB e 1 TB no futuro.