Galaxy S8 pode rodar jogos de Gamecube

O Gamecube foi um console da Nintendo que recebeu uma série de jogos excelentes, como "The Legend of Zelda: Wind Waker", "Super Smash Bros. Melee" e "Metroid Prime". Todos esses jogos, no entanto, poderão ser jogados por qualquer pessoa que tenha um Galaxy S8 ou S8 Plus, da Samsung, graças ao hardware do dispositivo. 

A descoberta foi mostrada pelo canal do YouTube GuruAidTechSupport. O canal instalou o emulador de Gamecube Dolphin no mais novo celular top de linha da Samsung. Embora o Dolphin já estivesse disponível para Android e iOS há alguns anos, os aparelhos anteriores não tinham ainda potência suficiente para reproduzir com fidelidade os jogos do console. No vídeo abaixo, porém, dá para ver que o S8 dá conta do recado:

Embora não haja nenhum impedimento técnico da parte do smartphone, é fácil perceber que usar os botões que aparecem na tela para jogar não é nada conveniente. No entanto, como o Kotaku aponta, o emulador pode ser facilmente configurado para funcionar com um controle Bluetooth. Dessa maneira, um Galaxy S8 poderia se tornar uma espécie de versão portátil do Gamecube.

Por outro lado, é muito pouco provável que a Nintendo veja com bons olhos qualquer tipo de emulação de seus jogos. A empresa é extremamente rigorosa quanto a manter o monopólio de suas marcas, e por isso costuma frequentemente atacar projetos desse tipo feitos por seus fãs - mesmo quando eles não têm fins lucrativos. É possível até mesmo que a empresa japonesa siga os passos da Microsoft e procure uma maneira de vetar o emulador.