Celular lento? Veja 7 dicas que podem ajudar

O smartphone está com a gente em todos os momentos, não é mesmo? Ele ajuda a resolver problemas no banco, estudar, trabalhar e passar o tempo! Por isso, é muito ruim quando ele fica lento e começa a travar. Mas olha só as dicas que eu separei para você deixar seu smartphone mais rápido:

Limpeza
A primeira coisa que você precisa fazer é apagar tudo o que você não tem usado nas últimas duas semanas, como fotos, vídeos, arquivos e aplicativos. Selecione todas as fotos e arquivos e faça uma cópia no seu computador ou até mesmo na nuvem (você pode ver como fazer isso aqui).

Gente, o ideal é deixar, pelo menos, 25% de espaço livre na memória do celular e no cartão de memória – assim, o aparelho tem espaço suficiente para armazenar tudo sem apresentar problemas, tá?

Apps em segundo plano
Outra forma de ajudar a deixar o celular rapidinho é desativando os aplicativos que rodam em segundo plano – que são aqueles que continuam funcionando mesmo quando você não está usando, como as redes sociais e e-mail.

Se você tiver um iPhone, vá em “Ajustes”, depois em “Geral” e em “Atualização em 2º plano”; aqui você consegue escolher quais apps podem funcionar mesmo quando você estiver fazendo outra coisa. 
Já no Android, vá em “Configurações do sistema”, selecione a opção “Aplicativos” ou “Apps” e escolha o aplicativo que você quer fechar. Agora toque na opção “Forçar parada”.

 Reprodução

Reiniciar
Sabia que reiniciar o seu celular pode ajudar? Isso pode limpar o cache do sistema (no próximo tópico eu explico o que é isso e porque isso é importante), interromper tarefas em execução, baixar a temperatura do aparelho e fazer tudo funcionar sem problemas novamente! Bem simples, não é mesmo?

Limpe o cache
Também é muito importante limpar o cache! O cache é uma área de armazenamento onde são guardados dados ou processos que são usados frequentemente e precisam ser acessados de forma rápida. Por exemplo, ao invés de você precisar digitar o seu login e senha do Facebook toda vez que for acessar a rede social, o cache já guarda essas informações para não ter que ficar carregando tudo de novo.

Fazendo a limpeza do cache, você consegue ganhar um espaço a mais de memória! Mas tem um detalhe, você só consegue limpar o cache de aparelhos Android, tá? No iPhone não dá para fazer isso. 
É só você ir nas “Configurações do sistema”, “Aplicativos” e escolher o app que você quer limpar o cache e tocar na opção “Limpar cache”. Você também pode ir em “Armazenamento”, depois em “Dados memorizados” e escolher a opção de limpar os dados.

Widget
Widgets são aqueles recursos que ficam na tela inicial do celular e ajudam na hora de acessar alguma função ou aplicativo de forma rápida, como a previsão do tempo ou calendário. Mas, eles também acabam deixando o celular mais devagar, por isso, deixe ativos só aqueles que você realmente usa, viu?

 Reprodução

Atualização
Sempre mantenha o sistema operacional do seu smartphone atualizado. Cada versão é desenvolvida para oferecer mais velocidade, estabilidade, segurança e desempenho para o aparelho.

Restauração
Se mesmo depois de tudo isso o seu celular continuar lento, você pode restaurar para as configurações de fábrica. Significa que ele vai apagar todos os dados e arquivos e ficará com o sistema igualzinho quando saiu da caixa. Eu já mostrei como fazer isso aqui (em celular Android) e aqui (no iPhone)!

E agora, o seu celular está mais rápido? Me conta quais das dicas funcionou! É só falar comigo nas redes sociais usando a #LuExplica.





RECOMENDADO PARA VOCÊ