Veja como a tecnologia pode ajudar os deficientes visuais a lerem

Oi Marisa, oi gente! É hora de descomplicar a tecnologia!

Eu recebi uma pergunta da Valéria e ela me contou que a mãe dela tem um problema de visão e quer saber se existe algum programa que leia o texto escrito no computador em voz alta!

Valéria, tem sim! Se você tiver um computador Windows, é só ir em “Configurações” e clicar em “Facilidade de acesso”. Na opção “Narrador”, ative a função e quando aparecer a tela “Configurações do Narrador”, vá em “Navegação” e ative a opção “Ler e interagir com a tela usando o mouse”. Pronto, agora é só passar o mouse em cima do texto que ele consegue ler tudo que está na tela!

Ele também consegue ler páginas da internet, mas só se você estiver usando o navegador Edge, tá? Se quiser usar o navegador Chrome, você pode baixar uma extensão como o Read Aloud [FALA READ ALAUD]. É só selecionar o texto e clicar aqui nesse  alto-falante que fica no cantinho. Muito legal, não é mesmo?

Agora, se o seu computador for um MacBook, vá em “Ajustes”, depois em “Acessibilidade” e ative o “VoiceOver”. Pronto, ele já começa a ler tudo!

E sabe o que eu achei bem legal?

Você também pode fazer isso no smartphone e tablet! Se for um iPhone ou iPad, dá pra usar o VoiceOver também! Funciona do mesmo jeito: vá em “Acessibilidade”, lá nos “Ajustes” e ative a função. Agora toda vez que você clicar em um texto ou botão, o celular vai falar.

O Android tem uma função parecida, que se chama TalkBack. Lá nas “Configurações”, procure por “Acessibilidade” que você já vai encontrar essa opção!

Ah, e você pode usar as assistentes virtuais dos smartphones pra ajudarem a enviar mensagens, ativarem funções e muito mais! Viu como a tecnologia pode ajudar quem tem algum tipo de deficiência visual?

E na semana que vem eu volto com mais um tema, tá?



Programas de TV

Saiba como recuperar uma mensagem apagada do WhatsApp
Saiba identificar quando seu smartphone está com vírus
Veja como personalizar o seu smartphone Android
Quer abrir uma empresa? Veja como a tecnologia pode ajudar