Australiano muda de ideia e diz que não irá provar que inventou a Bitcoin

Depois de assumir ser o criador da moeda digital Bitcoin, o australiano Craig Wright, que clama ter usado o codinome Satoshi Nakamoto durante anos para a tarefa, agora diz que não irá ceder qualquer prova que mostre que o que está afirmando é de fato verdade.

A postura vai contra o que ele havia dito quando anunciou que era o inventor da moeda digital mais utilizada no mundo. No início desta semana, o australiano afirmou que iria apresentar provas conclusivas do que estava falando.

Em nota divulgada, ele afirma que não tem coragem de provar que realmente é Nakamoto. Ele diz ainda que seu caráter e suas qualificações foram atacadas sob as acusações de que estaria mentindo.  

Wright ainda cita na carta o cientista chefe da Bitcoin Foundation, Gavin Andresen. Em entrevista à BBC, Andresen manteve que acreditava na veracidade das afirmações do australiano, mas que ficou confuso com a falta de provas. Segundo explica, o verdadeiro Satoshi Nakamoto não teria qualquer problema para disponibilizar as evidências.

Reprodução

Leia abaixo a nota completa traduzida para o português:

“Eu acreditava que eu podia fazer isso. Eu acreditava que poderia colocar anos de anonimato para trás. Mas, assim que os eventos desta semana se desenharam e eu me preparava para publicar uma prova de que tinha acesso às primeiras chaves, eu quebrei. Eu não tenho a coragem necessária. Eu não posso.

Quando os rumores começaram, minhas qualificações e caráter foram atacados. Quando as alegações foram provadas falsas, novas alegações já haviam começado. Eu sei agora que não sou forte o suficiente para isso.

Eu sei que minha fraqueza irá causar um grande dano para todos que estão me apoiando, especialmente para Jon Matonis e Gavin Andresen. Eu posso apenas esperar que a honra e a credibilidade deles não sejam afetadas pelas minhas ações. Eles não merecem, mas eu sei que o mundo nunca irá acreditar nisso agora. Eu posso apenas dizer que sinto muito.

E adeus.”

Via The Next Web





RECOMENDADO PARA VOCÊ