Como acessar os arquivos secretos da CIA sobre OVNIs e guerras

Os amantes de ufologia ganharam um belo de um presente nesta semana, quando a CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, disponibilizou na internet mais de 12 milhões de arquivos antes considerados confidenciais.

Entre os milhões de documentos, há desde relatos de pessoas que afirmam ter encontrado ETs até crimes cometidos durante a guerra contra o regime nazista. Há também informações sobre a chamada “Crise dos Mísseis” e memorandos de ex-diretores da agência.

Os arquivos foram disponibilizados graças a uma lei sancionada em 1999 pelo então presidente, Bill Clinton, que determina que todos os documentos da agência com pelo menos 25 anos de idade e com “valor histórico” fossem tornados públicos devido à sua importância.

Para acessar os arquivos e não se perder no meio deles, siga o tutorial abaixo. Antes de tudo, acesse a página com os documentos.

1. Um dos métodos mais simples é clicar em “FOIA Category Search” e escolher a categoria que você deseja buscar. Destaque para “UFO SPECIAL COLLECTION (415)” e “GOOGLE INC (21)”.

Reprodução

2. Outra maneira interessante de realizar as buscas é através da barra lateral esquerda. Lá, há seções como “Berlin Tunnel” (sobre o túnel utilizado na capital alemã), “President's Daily Brief” (a agenda diária do presidente dos EUA) e “General CIA Records” (arquivos gerais da CIA).

Reprodução

3. Clicando em “Search Help”, você encontra diversas instruções de como buscar os arquivos que deseja encontrar. Algumas das dicas são adicionar “.pdf” quando você pesquisar por nomes em arquivos dessa extensão e utilizar aspas quando buscar por várias palavras juntas, como “Ronald Reagan”, por exemplo.

Reprodução





RECOMENDADO PARA VOCÊ