Governo prepara lei para quebrar a criptografia do WhatsApp

O governo está elaborando uma lei para tentar quebrar a criptografia do WhatsApp e ajudar as autoridades a colocar as mãos nos dados do aplicativo. A informação foi divulgada pelo ministro da justiça, Alexandre de Moraes.

Segundo afirma, o governo deseja regulamentar o acesso ás informações necessárias em investigações policiais. As regras de como isso funcionaria não foram divulgadas, mas a intenção é que o serviço adote soluções que forneçam às autoridades o poder de quebrar a criptografia das mensagens.

A medida é totalmente contrária com a posição do Facebook em relação ao assunto. Por diversas vezes, a empresa de Mark Zuckerberg, que é dona do WhatsApp, salientou a importância de proteger os dados e a privacidade dos usuários de seus serviços.

Leia também:

O posicionamento do ministro da justiça deve-se ao fato de que o aplicativo foi bloqueado pela terceira vez no país nesta terça-feira após uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro. O motivo é o mesmo de sempre, o Facebook se negou a fornecer dados solicitados pelas autoridades brasileiras acerca de pessoas envolvidas em investigações criminais.

A empresa, por sua vez, já afirmou que não tem como liberar essas informações porque não as possui. Horas depois, a decisão do bloqueio foi suspensa pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, e o aplicativo já está operando novamente no Brasil. 





RECOMENDADO PARA VOCÊ