Microsoft quer que a Cortana substitua os manuais

Já pensou se o seu computador pudesse te ajudar a configurar o novo fone de ouvido Bluetooth ou HD externo que você comprou? Pois a Microsoft pensou, e descreveu a ideia em uma patente que veio à tona recentemente.

O documento sugere que a empresa pretende que a sua assistente virtual, a Cortana, substitua todos os manuais de dispositivos que possam ser conectados ao PC ou notebook. A ideia da empresa é que as fabricantes desses dispositivos digitalizem seus manuais em um formato que a assistente possa interpretar. Com isso, ela poderia ajudar o usuário a configurar seus novos produtos de maneira mais simples.

Como a empresa detalha na patente, "é comumente difícil, ou ao menos não trivial, para um usuário conectar um dispositivo recém-comprado com um sistema já existente de um ou mais dispositivos. (...) [M]esmo o manual às vezes é difícil de acompanhar, pois exige que o usuário tenha informações das quais ele pode não ter certeza, o que às vezes pode ser demorado e frustrante".

Instalação rápida de verdade

Esse seria só o primeiro passo. Com a ajuda da Cortana, a empresa também pretende fazer com que o processo de configuração de novos aparelhos seja mais fácil. Por exemplo: se o aparelho exigir algum tipo de criação de conta ou preenchimento de formulário para ser instalado, a Cortana pode automaticamente preenchê-lo para o usuário usando informações que ela já tem.

Inicialmente, essa tecnologia seria útil para eletrônicos como HDs externos, relógios inteligentes, fones Bluetooth ou outros aparelhos que podem se conectar ao PC. Mas, segundo o site MSPoweruser, a Microsoft ainda pretende que ela seja usada até mesmo para sistemas de computação distribuída, mainframes e datacenters.

Vale ressaltar, no entanto, que por ora a ideia é só uma patente. E, como todas as patentes, ela pode acabar nunca saindo do papel para virar um produto ou recurso real.





RECOMENDADO PARA VOCÊ